sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Luke Faro é capa do site da C.Ibañez


Nasceu em 30 de setembro de 1974, em Santos, São Paulo. Logo mudou-se para Brasília, onde, aos seis anos, ganhou seu primeiro kit de brinquedo. E começou a se dedicar à bateria aos 14 anos. Lá, Luke Faro estudou na escola Drummer com o baterista Marcão Brito. Em 1991, passou a morar para Pelotas, no Rio Grande do Sul. Pelos cinco anos seguintes, ele se manteve autodidata e, inclusive, lecionou por dois anos na escola Musiarte, também em Pelotas. Em 1996, Luke iniciou os estudos com o renomado baterista Kiko Freitas, em Porto Alegre – e seguiu as aulas com ele até 2001. Foram muitas horas de viagem pelo trecho Pelotas-Porto Alegre.
Mas o esforço valeu a pena já em 1997, quando Luke Faro venceu o II Batuka (concurso nacional, organizado pela baterista Vera Figueiredo) na categoria Musicalidade, em São Paulo. Dois anos depois, recebeu o prêmio de Melhor Instrumentista do VI CIRIO (Canto Inter-Universitário Riograndense). Nesse ano, 1999, mudou-se para a capital do estado, Porto Alegre.A partir de então, a carreira de Luke Faro tem a marca de grandes parcerias. Uma delas é com o premiado guitarrista gaúcho Marcelo Corsetti, com quem gravou os três discos da banda instrumental XQuinas.
Luke também integra a banda de soul music Hard Working Band. Ele participou da gravação do Segundo e do terceiro album do grupo. E a veia instrumental do trabalho do baterista está ainda na Caixa Preta, banda que integra desde 2005 e que alterna jazz, funk e temas brasileiros nas composições.A parceria com cantoras é outro aspecto importante da carreira de Luke Faro.
Atualmente ele acompanha Andréa Cavalheiro (vocalista da Hard Working Band). Em 2006 ingressou no curso de licenciatura em música do IPA, Instituto Metodista de Porto Alegre e se formará em 2008. Patrocinado desde 2005 pela C. Ibañez, maior fábrica de baquetas do Brasil, e pelos pratos Orion, hoje Luke Faro leciona no Instituto de Bateria Bateras Beat em Porto Alegre.
Na edição de dezembro de 2007 é publicada uma entrevista, com Luke, na revista brasileira de bateria Modern Drummer. Em 2008 foi indicado ao prêmio Açorianos como melhor instrumentista e melhor disco com X-quinas, na categoria instrumental. Prêmio dado pela prefeitura de Porto Alegre.
TRABALHOS IMPORTANTES- Faixa no cd Batuka I e II (1998)- XQuinas, XQuinas (2000)- Todas as salas do mundo, Hard Working Band (2001)- Trabalhando Duro, Hard Working Band (2002)- Disco e DVD BlackBagualNegoVéio, de Bebeto Alves (2003)- Deffanifing pop jazz y otras coisas – ao vivo na Livraria Cultura, XQuinas (2004)- Peças de Pessoas, Adriana Deffenti (2005)- Adriana Deffenti, Adriana Deffenti (2006)- Vomo, XQuinas (2007)- Primeiro disco da Caixa Preta, ainda não lançado- Xquinas DVD 2008 lançamento em outubro 2008- Marcelo Ribeiro (saxofonista) disco solo -Ao teu Lado- lançado em agosto de 2008

Nenhum comentário: